Para uma crítica sociológica da filosofia moral: uma análise do papel da ética na pós-modernidade

Autores

  • Thiago Nunes UFPB-UFRN-UFPE

Palavras-chave:

Pós-modernidade, Contemporaneidade, Ética, Moral, Relativismo

Resumo

A pós-modernidade é um período caracterizado pela absoluta relatividade de todas as instâncias da vida humana, o que inevitavelmente atingiu o âmbito ético e moral. Neste sentido, a filosofia moral não teria mais qualquer função significativa, pois o relativismo epistemológico inviabilizou todos os anseios da tradição filosófica, onde se destacou o movimento iluminista. Tendo em vista enfrentar a problemática, esta pesquisa se divide em dois momentos complementares: primeiramente, a tentativa de esclarecer os aspectos gerais que atravessam o conceito de pós-modernidade, tomando como recorte de trabalho as obras de F. Dostoiévski (1821 – 1881) e F.W. Nietzsche (1844 – 1900), pensadores que vivenciaram o rompimento com os pressupostos iluministas no século XIX; no segundo, dialogaremos com J.F. Lyotard (1924 - 1998) e Z. Bauman (1925 - 2017) na tentativa de esclarecer possíveis caminhos para a revitalização da ética no contexto pós-moderno. Para além do vislumbre possibilitado por Dostoiévski e Nietzsche em relação ao tema relativismo, Lyotard foi um marco nos estudos sobre a pós-modernidade, fornecendo-nos uma boa orientação dentro desse ambiente, sobretudo por esclarecer como a técnica e o capital assumiram o protagonismo nessa nova conjuntura histórica. Não menos importante, Bauman elaborou uma crítica bastante coerente à filosofia moral, demonstrando como a sua falência estaria ligada às pretensões universalistas que trouxe consigo ao longo da história, sugerindo que a moralidade por vir pudesse ser repensada no resgate da verdadeira noção de autonomia.

Biografia do Autor

Thiago Nunes, UFPB-UFRN-UFPE

Doutor em Filosofia pelo Programa Integrado Pós-Graduação UFPB-UFRN-UFPE (2015 - 2018).

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Tradução de Alfredo Bosi. São Paulo – SP: Martins Fontes, 2007.

BAUMAN, Zygmunt. Ética pós-moderna. Tradução de João Rezende Costa. São Paulo – SP: Ed. Paulus, 2016.

PORT-LAT, Dicionário. Dicionários Acadêmicos. Porto – PT: Ed. Porto, 2012.

GREG-PORT, Dicionário. Dicionário Editora. Porto – PT: Ed. Porto, 2010.

DORTIER, Jean-François. Dicionário de ciências humanas. Tradução de Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo – SP: Ed. Martins Fontes, 2010.

DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Os Irmãos Karamázov Vol. I. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo – SP: Ed. 34, 2008a.

________. Os Irmãos Karamázov Vol. II. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo – SP: Ed. 34, 2008b.

HOUAISS, Antônio. Dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro – RJ: Ed. Houaiss e Ed. Objetiva, 2009.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Tradução de Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro – RJ: Ed. José Olympio, 2013.

KANT, Immanuel. A fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. São Paulo – SP: Ed. Abril, 1974.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhem. Fragmentos póstumos 1885 – 1887. VI. Trad. de de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro – RJ: Ed. Egn/Forense Universitária, 2013a.

REALE, Giovanni. História da Filosofia: De Nietzsche à Escola de Frankfurt – Volume 6. 2º Ed. São Paulo – SP: Ed. Paulus, 2008.

VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente. Lisboa – PT: Ed. Relógio d‟água, 1992.

Downloads

Publicado

2020-09-02

Como Citar

NUNES, T. G. da S. (2020). Para uma crítica sociológica da filosofia moral: uma análise do papel da ética na pós-modernidade. REVISTA INSTANTE, 2(2), 73–84. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/230