Sustentar a atenção, resistir com distração: ser, escola e mundo pelas veredas bergsonianas

Autores

  • Bárbara MARQUES Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Escola, Intuição, Distração, Atenção, Henri Bergson

Resumo

Em tempos sombrios, redobra a responsabilidade de resgatar o bom senso e garantir a manutenção do conjunto experimental, simbólico e próprio do ser. Filosofia e Educação persistem juntas: é preciso pensar desde as essências, é urgente perseverar na sustentação do mundo humano nos processos de formação escolar. A presente pesquisa de cunho teórico, visa o esforço permanente de tomar em primeiro plano a pergunta pelo ser e, com ela, defender, começar e cuidar da escola. É preciso estar atento e forte para garantir vias não subordinadas à instrumentalização da aprendizagem, aos esquemas mercadológicos e à quantificação reducionista da vida. O potencial da companhia de Henri Bergson nos conduz à vereda filosófica que segue margeando outra temporalidade, com a intuição atenta às dinâmicas da singularidade. Aprendemos a somar dissonâncias e conjugar pares, por exemplo: intuição com inteligência, atenção com distração, a tradição e a novidade. Assim, propomos considerar múltiplas formas de relação do sujeito com o que pode conhecer, criar, pensar, intuir, experimentar. Ao circunscrever a pergunta pelas atenções e distrações constituintes da escola, esboçamos a rota em desvio, localizando a distração como expressão e potência do ser, destacando a intuição como abertura, amplificação e autonomia do pensamento. Sendas que consideram a inteligência dedutiva, mas que vai além dela. Acessos que tentam alargar as marcas constituintes da humanidade, caminhos que permitam legitimar experiências filosóficas complementares. Em tempos de aceleração produtivista, cuidar de uma temporalidade que sustente a atenção ao mundo humano é um começo.

Biografia do Autor

Bárbara MARQUES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

ARENDT, Hannah. A condição humana. 10ª. ed. Roberto Raposo (trad.). Rio de Janeiro: Forense Universitaria, 2007.

BACH JUNIOR, Jonas. O pensar intuitivo como fundamento de uma educação para a liberdade. In: Educar em Revista, v.31, n. 56, p. 131-145, abr./jun. 2015.

BERGSON, Henri. A Evolução Criadora. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

______. O Pensamento e o movente. São Paulo: Martins Fontes, 2006a.

_____. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 2006b.

_____. A Intuição Filosófica. Lisboa: Edições Colibri - Universalia, 1994.

MONTEIRO, Sandrelena da Silva. Experiências temporais constitutivas do ser professora: uma leitura bergsoniana. 183f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014. ROSA, Guimarães. Grande sertão: veredas. 19ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. ______. Tutaméia: terceiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001, p. 160.

SANTOS PINTO, Tarcísio Jorge. O método da intuição em Bergson e a sua dimensão ética e pedagógica. São Paulo: Loyola, 2010.

TREVISAN, Rubens Muríllio. Bergson e a Educação. Piracicaba: Editora Unimep, 1995.

ZEPPINI, Paola Sanfelice. Por uma Educação Libertadora: Alianças conceituais entre Deleuze e Bergson. 2017. 220f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.

Downloads

Publicado

2020-09-02

Como Citar

MARQUES, B. R. R. (2020). Sustentar a atenção, resistir com distração: ser, escola e mundo pelas veredas bergsonianas. REVISTA INSTANTE, 2(2), 60–72. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/229