A ação moral frente ao pessimismo na filosofia de Arthur Schopenhauer

Autores

  • Gilmara PEREIRA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Pessimismo, Compaixão, Suspensão da Vontade

Resumo

Este artigo apresenta a visão pessimista de mundo do filósofo Arthur Schopenhauer, resultante de sua observação sobre o que sempre se reafirma na existência dos seres, em especial na espécie humana: dor e sofrimento. Mostra ainda que, apesar dessa visão pessimista, Schopenhauer desenvolve uma ideia de moralidade baseada no que ele considerava como o sentimento mais genuíno e responsável por diminuir o sofrimento causado pelos infortúnios da vida: a compaixão. Assim, o objetivo deste trabalho é defender que a ação moral, sempre fundamentada na compaixão, pode ser uma atenuante para este mundo no qual se imprime todo tipo de desgraça, pois é uma forma de suspender a imperiosa vontade, sempre atuante e nunca saciável. Para o alcance deste objetivo fez-se um levantamento bibliográfico não só das obras do próprio filósofo quanto também de seus comentadores, bem como textos afins ao presente escopo. No caso de Schopenhauer, destacam-se as obras O mundo como vontade e como representação e Sobre o fundamento da moral como imprescindíveis para tratar a questão proposta. Após a análise dessas obras, confirma-se a compaixão não somente como sentimento capaz de suspender a vontade, diminuindo, e até mesmo suprimindo uma ilusória distância entre os seres, mas também identificando nela o ponto de partida para algo ainda maior, que pode levar a uma supressão da vontade: a ascese.

Biografia do Autor

Gilmara PEREIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutora em filosofia pelo PIDFIL (UFPE-UFPB-UFRN). Professora do Departamento de filosofia da Universidade Estadual da Paraíba.

Referências

BARCA, Calderón De La. La vida es sueño. Madrid: Historia de la literatura, 2002.

BOSSERT, Adolphe. Introdução a Schopenhauer. Tradução Regina Schopke, Mauro Baladi. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011.

CHEVITARESE, Leandro. A ética em Schopenhauer: que “liberdade nos resta” para a prática de vida? Tese de Doutorado. PUC-Rio. Rio de Janeiro, 2005.

DEBONA, Vilmar. Schopenhauer e as formas da razão: o teórico, o prático e o ético-místico. São Paulo: Annablume, 2010.

PLATÃO. A República. Introdução, Tradução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. – 3. ed. – Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

PRÉ-SOCRÁTICOS, Os: fragmentos, doxografia e comentários/ seleção de textos e supervisão do Prof. José Cavalcante de Souza; dados biográficos de Remberto Francisco Kuhnen; traduções de José Cavalcante de Souza (et al.) – 2. ed. – São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Coleção Os pensadores)

SCHOPENHAUER, Arthur. A arte de ser feliz: exposta em 50 máximas; organização e ensaio de Franco Volpi; Tradução de Marion Fleischer, Eduardo Brandão, Karina Jannini. São Paulo: Martins Fontes, 2001a. (Breves Encontros)

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação. 1º Tomo; tradução, apresentação, notas e índices de Jair Barboza. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2015.

SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre o fundamento da moral. Tradução de Maria Lúcia Mello Oliveira Cacciola. — 2 ed. — São Paulo: Martins Fontes, 2001b.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-09-02

Como Citar

PEREIRA, G. C. (2020). A ação moral frente ao pessimismo na filosofia de Arthur Schopenhauer. REVISTA INSTANTE, 2(2), 33–44. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/227