A educação feminina moçambicana em contos de Lília Momplé

Autores

Palavras-chave:

pós-colonialismo, educação da mulher, Lília Momplé, postcolonialism, women's education, postcolonialismo, educación de la mujer

Resumo

Resumo: a produção literária de Lília Momplé é marcada por coletâneas de contos e um romance e porta marcas sociais que denunciam as situações pelas quais as mulheres sofreram durante o período (Pós-)colonial de Moçambique, bem como as tentativas de se desvencilhar das agruras de um sistema marcado, no que tange ao público feminino, segundo Bonnici (2009), por uma duplicada colonização, destacando, para isso, os diferentes períodos em que Moçambique ficou marcado como uma sociedade indígena e pelo poder colonial. Rompendo com os pressupostos masculinos, Lília Momplé constrói personagens que ganham voz e conseguem, durante e após o período colonial, marcar suas identidades, contribuindo para as urgências que nasceram pelo desejo de liberdade. Sendo assim, este trabalho analisa como a educação da mulher moçambicana está representada em três contos da autora: “O baile de Celina”, “Ninguém matou Suhura” e “O sonho de Alima”.

 

Abstract: The literary production of Lília Momplé is marked by collections of short stories and a novel, bringing social marks that denounce the situations for which women suffered during the (Post-) colonial period of Mozambique, as well as the attempts to get rid of the hardships of a marked system, regarding the feminine public, according to Bonnici (2009), by a double colonization, highlighting, for this, the different periods in which Mozambique was marked as an indigenous society and by colonial power. Breaking with the masculine assumptions, Lília Momplé builds characters that gain voice and manage during and after the colonial period to mark their identities, thus contributing to the emergencies that were born by the desire for freedom. Therefore, this work analyzes how the education of Mozambican women is represented in three short stories of the author: “The ball of Celina”, “No one killed Suhura” and “The dream of Alima”.

 

Resumen: La producción literaria de Lilia Momplé está marcada por colecciones de cuentos y una novela, trayendo marcas sociales que denuncian las situaciones por las que las mujeres sufrieron durante el período colonial (Post-) colonial de Mozambique, así como los intentos de desvincularse de las agrie- el sistema marcado, en lo que se refiere al público femenino, según Bonnici (2009), por una duplicada colonización, destacando para ello los diferentes períodos en que Mozambique quedó marcado como una sociedad indígena y por el poder colonial. Rompiendo con los presupuestos masculinos, Lilia Momplé construye personajes que ganan voz y logran, durante y después del período colonial, marcar sus identidades, contribuyendo así con las urgencias que nacieron por el deseo de libertad. Siendo así, este trabajo analiza cómo la educación de la mujer mozambiqueña está representada en tres cuentos de la autora: “El baile de Celina”, “Nadie mató a Suhura” y “El sueño de Alima”.

Biografia do Autor

Rodrigo Nunes de Souza , Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Referências

AFONSO, Maria Fernanda. O conto moçambicano: escritas pós-coloniais. Lisboa: Caminho, 2004.

ALÓS, Peres Anselmo. O conto moçambicano de autoria feminina: narrar o passado como estratégia de sobrevivência. Diadorim. v. 9, p. 159-172, 2011.

______. Os olhos da Cobra Verde: Lília Momplé revisita o passado colonialista de Moçambique. Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF. v. 5, n. 10, 2013.

______. Os usos da Literatura: o que escrevem as moçambicanas? Seminário Internacional Fazendo Gênero 10. Anais Eletrônicos. Florianópolis, 2013. p. 1-12.

BONNICI, Thomas. Teoria & Crítica Pós-Colonialistas. In: ____.; ZOLIN, Lúcia Osana. Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3ª. ed. Maringá: Eduem, 2009. p. 257-285.

CABAÇO, José Luís. Moçambique: identidade, colonialismo e libertação. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

IGLÉSIAS, Olga. África, a mulher moçambicana e a NEPAD. Campus Social, n. 3/4, p. 133-151, 2007.

LEITE, Ana Mafalda. Pós-colonialismo, um caminho crítico e teórico. In: ______. Oralidades & Escritas Pós-Coloniais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. p. 129-160.

MOMPLÉ, Lília. O baile de Celina. In: ______. Ninguém matou Suhura. Moçambique: Edição da Autora, 2009. p. 39-55.

______. Ninguém matou Suhura. In: ______. Ninguém matou Suhura. Moçambique: Edição da Autora, 2009. p. 57-88.

______. O sonho de Alima. In: ______. Os olhos da cobra verde. Moçambique: Diname, 1997. p. 37-45.

NOA, Francisco. Império, mito e miopia: Moçambique como invenção literária. São Paulo: Kapulana, 2015.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Souza , R. N. de. (2019). A educação feminina moçambicana em contos de Lília Momplé. SOCIOPOÉTICA, 2(21). Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/SOCIOPOETICA/article/view/129

Edição

Seção

Dossiê literaturas africanas