Edições anteriores

  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    v. 3 n. 3 (2019)

  • O DESAFIO DA INCLUSÃO E DA ACESSIBILIDADE: DIREITO DOS ESTUDANTES, DEVER DAS INSTITUÇÕES
    v. 3 n. 2 (2019)

    É com grande satisfação que esta edição especial da Revista de Educação Inclusiva – REIN - em 2019, faz uma homenagem ao I Encontro de Inclusão no Ensino Superior, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, realizado nos dias 29 e 30 de maio do corrente ano.

  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    v. 3 n. 1 (2019)

    É com imenso prazer que publicamos o primeiro volume da Revista de Educação Inclusiva – REIN - em 2019. Essa edição nos brinda com oito artigos e um relato de experiência, textos que farão você leitor/a perscrutar caminhos significativos no tocante ao escopo da Educação Inclusiva e seus vários flancos de atuação. Nela contamos com a colaboração de cinco educadores brasileiros, assim como dois professores chilenos e um investigador de Moçambique. Dessa forma, leitor/a amigo/a, a REIN continua rompendo fronteiras sempre na busca de promover a inclusão. Por isso, deixamos aqui esse imperdível convite à leitura, pois nos dedicamos para ofertar a cada edição algo especial para todos vocês, que agora poderão conhecer um pouco daquilo que preparamos com muita dedicação.

  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    v. 2 n. 2 (2018)

    A revista REIN tem um grande prazer de apresentar o volume 2, número 2, correspondendo à segunda edição fluxo contínuo, período de julho-dezembro, do ano de 2018. Esta edição conta com 9 artigos. A origem das investigações e dos autores dos trabalhos recebidos e aceitos é diversa (Brasil, Moçambique, Colômbia e México). As questões abordadas nesta edição estão relacionadas à estudos etnográficos, orientação profissional na escola, teoria e prática curricular, afro brasilidade, o processo de escrita na criança com TEA e a inclusão escolar de pessoas com deficiência. Todas essas contribuições foram favoravelmente consideradas pelos especialistas para serem difundidas à comunidade científica nacional e internacional, por contribuírem com a construção e/ou o fortalecimento de uma educação inclusiva.

  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    v. 2 n. 1 (2018)

    Estamos apresentando o volume 2, número 1, da REIN – Revista Educação Inclusiva do
    ano de 2018. Agradecemos às autoras e aos autores que contribuíram para a construção
    deste volume.
    Discutir sobre temas que inquietam o imaginário das sociedades pós-modernas é sem
    dúvida, tentar desvendar os labirintos que desenham os mapas sócio político e econômico de
    tais sociedades. Foi a partir das mais variadas discussões em torno desses temas que surgiram
    legislações, a exemplo da Declaração dos Direitos Humanos de 1945, com o intuito de garantir
    o respeito à cultura, crenças religiosas, questões de gênero, étnico-raciais e corporais, com
    uma deficiência. Todavia, essa mesma sociedade que elaborou legislações que têm como foco
    favorecer o processo de inclusão escolar e social de grupos ditos minoritários, em diversos
    momentos, não vêm conseguindo construir práxis que venham a promover tal processo.

  • Discussões no II CINTEDI e na II Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva
    v. 1 n. 1 (2017)

    O primeiro número da Revista Educação Inclusiva – REIN será composto de textos científicos discutidos no II Congresso Internacional de Educação Inclusiva – CINTEDI e na II Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva, modalidades conferências, palestras e mesas redondas, realizados no período de 16 a 18 de novembro de 2016, cujos textos fundamentam-se na temática “Educação Inclusiva e Direitos Humanos: Políticas e Práticas Sociais”. Ambos discutiram políticas e práticas sociais inclusivas discutidas em âmbito nacional e internacional ao defenderem a inclusão social, sobretudo escolar, de pessoas inseridas num processo de exclusão sociohistórica.