A MULHER COMO PROTAGONISTA DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA FEMINISTA NO LIVRO DE CONTOS MARIAS, DE JANAÍNA AZEVEDO

Autores

  • JOHNIERE ALVES RIBEIRO UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - Campus VI – Monteiro-PB
  • MELISSA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - Campus VI – Monteiro-PB
  • SIDARTA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - Campus VI – Monteiro-PB

Palavras-chave:

Autoria Feminina; Crítica Feminista; Estudos Culturais.

Resumo

O presente artigo investiga a condição feminina em obras literárias através da crítica literária feminista. Em vista disso, foi feita uma análise do conto “Rainha na cozinha”, compreendido no livro Marias, de Janaína Azevedo. O trabalho norteou-se pelo seguinte questionamento: Como o espectro feminino foi figurado no construto narrativo do conto “Rainha na Cozinha”, da autora paraibana Janaína Azevedo? Para respondê-lo, adotamos como objetivo: analisar as diferentes perspectivas do feminino em torno de questões sociais e culturais no conto “Rainha na cozinha” possuindo como teoria fundamental os Estudos Culturais e a Crítica Literária Feminista. A Metodologia adotada foi qualitativa quanto à abordagem e documental e bibliográfica quanto aos procedimentos técnicos. Ao fim, percebemos a importância da valorização das histórias escritas e figuradas por mulheres como forma de ampliar as perspectivas de narrativa e promover uma transformação social.

Biografia do Autor

JOHNIERE ALVES RIBEIRO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - Campus VI – Monteiro-PB

Doutor em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professor da Universidade Estadual da Paraíba - Campus VI – Monteiro-PB e professor da Educação Básico junto a Secretaria Estadual de Educação da Paraíba. Dedica-se à linha de pesquisa Estudos “Culturais pela Literatura, com ênfase do campo das Literaturas Nordestinas e seus gêneros. Email: johniere81@servidor.uepb.edu.br

MELISSA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - Campus VI – Monteiro-PB

Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-Graduanda em Direito Adm. e Gestão Pública pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP) e em Direito Constitucional Aplicado pelas Faculdades Legale. Advogada. Graduanda do curso de Licenciatura em Letras – Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campus VI – Monteiro-PB. Pesquisadora bolsista do Observatório de Feminicídio da Paraíba – UEPB. Email: melissarhenia@gmail.com

SIDARTA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - Campus VI – Monteiro-PB

Graduando do curso de Licenciatura em Letras – Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campus VI – Monteiro-PB. Bolsista do Pró-Enem 2020 pela disciplina de Filosofia da UEPB.

Referências

AZEVEDO, Janaína. Marias. Joao Pessoa: Editora Universitária, 1999.

BEAUVOIR, Simone. O Segundo sexo – fatos e mitos; tradução de Sérgio Milliet. 4 ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1980.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão de identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

COSTA, Fabiana Ferreira da. A mímesis, os Estudos Culturais e a Balada da Infância Perdida: A literatura em questão [tese]. Universidade Federal de Pernambuco, 2010. Disponível em: <http://www.pgletras.com.br/2010/teses/Tese_Fabiana_Ferreira.pdf>. Acesso em 14 dez. 2020.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.

DELEUZE, Giles & GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, São Paulo: ed. 34. V.1. 2017.

GOMES, Carlos Magno. Leitura e estudos culturais. Revista Brasileira de Literatura Comparada, n.16, 2010. Disponível em: <https://revista.abralic.org.br/index.php/revista/article/view/238/241>. Acesso em 14 dez. 2020.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Organização de Liv Sovik. Tradução de Adelaine La Guardia Resende et al. Belo Horizonte: Editora UFMG.2003.

______. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes, 2000.

LEITE, Ligia Chiappini Moraes. O foco narrativo (ou A polêmica em torno da ilusão).São Paulo: Ática, 1985. Série Princípios.

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

PONTES JR., Geraldo Ramos. Os estudos culturais e a crítica literária no Brasil. Estudos de literatura brasileira contemporânea, n. 44, p. 17-36, jul./dez. 2014. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/2316-4018441>. Acesso em 14 dez. 2020.

PRADO, Adélia. Poesia reunida. São Paulo: Editora Siciliano, 2001.

QG FEMINISTA. O que são ondas feministas?. Plataforma Online Medium. Publicado em 08 mai. 2018. Disponível em: <https://medium.com/qg-feminista/o-que-s%C3%A3o-as-ondas-do-feminismo-eeed092dae3a>. Acesso em: 27 de novembro de 2020.

RODRIGUES, Rosângela. Mulheres e amores em ficção de autoria feminina. Campina Grande. EDUFCG, 2016.

SILVA, Franciele Queiroz da. A Literatura Marginal (Periférica) no contexto contemporâneo. Orientadora: Luciene Almeida de Azevedo. Horizonte Científico, vol. 3, nº 1 (dez 2009). Universidade Federal de Uberlândia. Instituto de Letras e Linguística. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4247/3173>. Acesso em 14 dez. 2020.

WOLLSTONECRAFT, Mary. Reivindicação dos direitos da mulher. Motta, Ivania Pocinho. São Paulo: Boitempo, 2016.

WOOLF, Virgínia. Orlando: uma biografia. Tradução de Laura Alves. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

ZINANI, C. J. A. Crítica feminista: uma contribuição para a história da literatura. In: IX Seminário Internacional de História da Literatura, 2012, Porto Alegre. Anais. Seminário Internacional de História da Literatura. Porto Alegre: Edipucrs, 2011. Disponível em: < https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/Ebooks/Web/978-85-397-0198-

Downloads

Publicado

2020-12-21