A tecnologia a serviço da educação: os usos dos softwares no processo de ensino/aprendizagem para pessoas com deficiência

Autores

  • Cristiane Maria Nepomuceno

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva. Prática Pedagógica. Educando com deficiência.

Resumo

Nos últimos anos as mudanças ocorridas no sistema educacional brasileiro vêm resultando num incremento significativo no número de educandos com deficiência dentro das escolas padrões. A situação escolar dos mesmos tem sido objeto de estudos e pesquisas, realizados através de múltiplas dimensões e múltiplos aspectos, sendo que a maioria dos estudos realizados tratam sobre a “proposta de inclusão”. Este artigo se propõe a apresentar algumas considerações acerca do uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDICs) na educação de pessoas com deficiência.  e seu impacto no contexto educacional, especificamente a contribuição no processo de ensino/aprendizagem de educandos com deficiência. Estas considerações resultam de uma pesquisa realizada em duas instituições de apoio a pessoas com deficiência na Campina Grande-PB: o Instituto dos Cegos e a APAE – o universo empírico da pesquisa. Objetiva mostrar suas práticas, usos e vivências educacionais mediadas pela tecnologia. Metodologicamente, o estudo é de natureza qualitativa, sobretudo exploratória e descritiva, estruturada por coleta e sistematização dos dados. Nestas instituições, o computador, os softwares educacionais, a tecnologia integrada as mídias eletrônicas ou apenas o uso da internet, estão causando grandes resultados, pois tanto ampliam a oferta do conteúdo didático quanto facilitam o processo de ensino/aprendizagem, além de promoverem maior interatividade, comunicabilidade, adaptabilidade e integração.

Palavras-chave: Educação. Tecnologia Assistiva. Prática Pedagógica. Educando com deficiência.

 

 

Referências

Andrade, Ângela Christina Santana & Garção, José Aldon Santos. As tecnologias: auxílio ao processo de ensino/aprendizagem. Disponível In: <http://www.edapeci-ufs.net/ANAIS/04/025JOSEALDON2.pdf> Acesso em 23 de abril de 2010.

Belloni, Maria Luiza. Educação a Distância mais aprendizagem aberta. IN: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/artigos/educacao-a-distancia-mais-aprendizagem.php> Acesso em 23 de outubro de 2009.

Brandâo, Edemilson Jorge Ramos. (1995). Informática e educação – uma difícil aliança. Universidade de Passo Fundo-RS.

Brasil/Instituto Muito Especial. (2010). Módulo: Tecnologia Assistiva. Secretária de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social e Ministério da Ciência e Tecnologia.Marçal Flores, Angelita. (1996). Monografia: A Informática na Educação: Uma Perspectiva Pedagógica. Universidade do Sul de Santa Catarina – 1996. Disponível In: < http://www.hipernet.ufsc.br/foruns/aprender/docs/monogr.htm >Acesso em 05 de maio de 2010.

Galvão Filho, T. A. A Tecnologia Assistiva: de que se trata? (2009). In: Machado, G. J. C.; Sobral, M. N. (Orgs.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. Porto Alegre: Redes Editora. pp. 207-235.

Heidrich, Regina de Oliveira e Santarosa, Lucila Costi. (2003). Novas Tecnologias como apoio ao Processo de Inclusão Escolar. In: Revista Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS. V. 1 Nº 1, Fevereiro.

ISO 9999:2002. Norma Internacional. Disponível In: <http://www.inr.pt/content/1/59/ajudas-tecnicas/ > Acesso em 05 julho de 2010.

Martins, L. A. R. (2001). Parecer referente à resolução CEB/CNE que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Natal, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (análise).

MEC/SEESP. (1998). Formação de professores para educação inclusiva integradora. MEC, SEESP – Secretaria de Educação Especial.

Pais, Luis Carlos. (2008). Educação escolar e as tecnologias da informática. Belo Horizonte: Autêntica.

Sites consultados

http://campinagrande.apaebrasil.org.br/artigo.phtml?a=17458

http://www.assistiva.com.br/#objetivos

http://www.institutodoscegos.com.br/

http://campinagrande.apaebrasil.org.br/#

Downloads

Publicado

2020-09-22