AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICIPIO: REFLEXÕES SOBRE LIMOEIRO DO NORTE/CE

Autores

  • Juliana Késsia UECE

Palavras-chave:

Palavras-chaves: Políticas Inclusão; Educação; PME de Limoeiro do Norte

Resumo

Esse trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica de base qualitativa, desenvolvida mediante o quadro da educação inclusiva da cidade de Limoeiro do Norte-CE. Busca compreender a trajetória histórica-política inclusiva vivenciadas pela pessoa com deficiência durante todo esse processo, com base na Constituição de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), a Política Nacional de Educação Especial (1994), Declaração de Salamanca (1994), Carta para o Terceiro Milênio (1999), a Convenção da Guatemala (1999), a Declaração Mundial sobre Educação para Todos (1990), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008) e, em especial, do município de  Limoeiro do Norte/CE. Nesta pesquisa foi possível perceber os avanços na construção de políticas, qualificação dos atendimentos, as novas metodologias de avaliação e as formações continuadas para professores e cuidadores na educação básica após a efetivação do Plano Municipal de Educação de Limoeiro do Norte (2015).

Referências

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil: 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 20 ago. 2019.

Brasil. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 20 de dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 14 de abril de 2020.

Ferrer, R. F. Q. & SILVA, L. A. da. (2018) Trajetória historica da educação especial: os excluídos da história da educação oficial do Brasil (1500 - 2000). Cintedi, 3. Campina Grande: Realize Eventos. p. 1 - 18. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/trabalhos/TRABALHO_EV110_MD1_SA22_ID2668_12082018235224.pdf. Acesso em: 20 ago. 2018.

Gonçalves, T. G.G.L; Meletti, S.M.F. & Santos, N.G. dos. (jul./dez., 2015). Nível instrucional de pessoas com deficiência no Brasil. Revcted, Vol.1, p. 24-39. Acesso em 26 de Agosto de 2020 de https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/37

Limoeiro do Norte (Lei N° 1.931, de 20 de Novembro de 2015).<https://www.camaralimoeirodonorte.ce.gov.br/arquivos/73/Leis_1931_2015.pdf>. Acesso em: 2 de out. de 2019.

Pereira, J. de A.; Saraiva, J. M. (2017). Trajetória histórico social da população deficiente: da exclusão à inclusão social. Ser Social, Brasília, v. 19, n. 40, p.168-185, jan./jun. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/download/14677/12981/. Acesso em: 03 fev. 2020.

Rehabilitation International. (1999). Carta para o Terceiro Milênio, 1999. Londres. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/carta_milenio.pdf. Acesso em: 14 de abril de 2020.

Sanches, I. & Teodoro, A. (2016). Da integração à Inclusão Escolar: Cruzando Perspectivas E Conceitos. Revista Lusófona de Educação, 8º ed. (p. 63-83). Disponível em: < https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/691>. Acesso em: 12 ago. 2019.

Silva, O. M. da. (1987). A epopéia ignorada: a pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje. São Paulo: Cedas. Disponível em: https://www.academia.edu/32230464/A_EPOPÉIA_IGNORADA_A_Pessoa_Deficiente_na_História_do_Mundo_de_Ontem_e_de_Hoje. Acesso em: 22 de jan. de 2020.

Unesco. (1994). Declaração de Salamanca sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf.

Vitello, S. J.; Mithaug, D. E. (1998). Inclusive Schooling: National and international perspectives. Mahwah, NJ: Lawrence Erbaum.

Downloads

Publicado

2020-12-21