Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto estão ativos e prontos para clicar.


Diretrizes para Autores

Os textos devem ter a seguinte formatação:

ARTIGOS

  1. Conter no mínino 10 e no máximo 20 páginas, incluindo as referências, ilustrações, quadros, tabelas e gráficos, digitados no formato A4 em arquivo Word, fonte Arial ou Georgia, corpo 12, espaçamento 1.5.
  2. Incluir título, resumo (Entre 100-200 palavras, com tema, objetivo, método e conclusão) e palavras-chave, com tradução para o espanhol ou inglês (inclusive do título).
  3. Os autores não deverão ser identificados em nenhuma parte do texto do artigo submetido. Para garantir o anonimato e a imparcialidade na avaliação dos textos, a identificação deve ser realizada somente na versão final, após aprovação. 
  4. Na versão do artigo aprovada para publicação, logo abaixo do nome dos autores do trabalho, adicionar titulação, vínculo acadêmico, ORCID e email.
  5. As ilustrações: gráficos, tabelas, desenhos, mapas etc. devem ser numerados e titulados tão perto quanto possível do elemento a que se refere, indicando sua fonte logo abaixo. Todas as tabelas e figuras que apresentem textos devem ser enviadas em Português no corpo do texto. Caso o (s) autor (es) optem pela tradução devem encaminhar as tabelas e figuras em inglês.  Não usar negrito no título nem na fonte das ilustrações.
  6. As seções do artigo não devem ser numeradas.
  7. Citações curtas (até três linhas) são incorporadas ao texto, transcritas entre aspas, com indicações das fontes de onde foram retiradas.
  8. Citações longas são transcritas em bloco com entrelinhas simples e recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto (corpo 10), e sem aspas, com indicação das fontes de onde foram retiradas. Exemplo: (Prado, 2007, p. 23).
  9. Entram nas Referências apenas os autores e obras citados no texto, conforme as normas atualizadas da ABNT. Deixar o título das obras em itálico, sem negrito. Ex. :

    MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2012.

  10. Anexos e ou apêndices serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.

RESENHAS

    1. Resenhas com no mínimo cinco páginas, incluindo a capa da publicação resenhada.
    2. Deverão ser digitadas em Word for Windows (doc), fonte Arial ou Georgia, corpo 12, espaçamento 1.5.;
    3. Devem identificar o livro resenhado na primeira página: apresentação das referências da obra resenhada, de acordo com a ABNT atualizada.

DOSSIÊS

Os Dossiês devem conter artigos sobre temas atuais e que contribuam para o debate epistemológico e político na área, devendo ser coordenados por profissional ou profissionais de reconhecida competência sobre a temática proposta para a seção, a qual deverá ser submetida para apreciação da editoria de dossiês e também pela coordenação editorial.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.