INCLUSÃO ESCOLAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: MARCAS DOCENTES

Autores

Resumo

O estudo objetivou analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede pública de ensino, de uma cidade da região central do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre as marcas docentes positivas e negativas diante da inclusão em suas aulas. A pesquisa foi qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi uma entrevista realizada com vinte professores, tendo as informações coletadas interpretadas pela análise de conteúdo. Concluímos que a inclusão escolar nas aulas de EF na EB, nas percepções dos professores da área estudados, foi geradora de marcas docentes tanto positivas quanto negativas e que estas perpassam os facilitadores (as positivas) e as barreiras (as negativas) da inclusão na EF Escolar.

Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria um

Licenciado em Educação Física (UFPel); Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Drª Marilia de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Licenciada em Educação Física (UFPel); Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM); Professora do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Dr. Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Licenciado em Educação Física (UNICRUZ); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC); Doutor em Ciências Médicas (UFSC); Professor do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Drª Moane Marchesan Krug, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Fisioterapeuta (UNICRUZ); Licenciada em Educação Física (UNICRUZ); Mestre em Educação Física (UFPel); Doutora em Educação Física (UFSC). Professora do departamento de Humanidades e Educação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Professora Tutora do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Saúde da Família da UNIJUÍ.

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Publicado

2021-04-15