A LEITURA FRUIÇÃO DO LIVRO AS GIRAFAS NÃO SABEM DANÇAR: VIVÊNCIAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

vivência de inclusão na Educação Infanril

Autores

Palavras-chave:

Inclusão escolar; Leitura fruição; Educação infantil

Resumo

Acreditamos na importância de despertar nas crianças com deficiência a prática de leitura desde cedo, com o intuito de provocar nelas interesse, fascínio e prazer por essas atividades. Entretanto, muitas vezes a investida na leitura no âmbito escolar ocorre postergando o deleite, propondo atividades utilitaristas, enfadonhas, que cobram respostas padronizadas. Este trabalho se faz relevante, pois reflete sobre a formação de leitora de crianças com deficiência na fase inicial de escolarização, e sobre a construção de um autoconceito positivo delas, bem como propõem a inclusão escolar. Tivemos como objetivo principal desenvolver nos aprendizes as habilidades de comunicação nas suas várias formas de linguagens, incentivando a expressão corporal, oral, escrita e o respeito a diversidade. Classificamos esta pesquisa como descritiva (Gil, 2008), tendo como metodologia além da leitura da história As Girafas Não Sabem Dançar, a sugestão de atividades de movimentos corporais e de dança, ao som do poema musicado A Arca de Noé de Vinícius de Moraes para uma turma do nível V/Pré II de uma escola pública municipal de Campina Grande-PB. Fizeram parte desse estudo 25 sujeitos entre 5 a 6 anos e 11 meses de idade sendo 3 desses com deficiência. Para o nosso aporte teórico nos valemos dos estudos de Avelino (2012) sobre a leitura fruição com crianças pequenas, Mantoan (2015) sobre a inclusão escolar, Held (2009), dentre outros. Nesta experiência de contato com a leitura fruição e a dança, as crianças puderam experimentar a imersão lúdica, adquirindo um autoconceito positivo, construindo um lugar mais acolhedor e menos excludente.

Biografia do Autor

Eduardo, UEPB

Doutor em sociologia pela Universidade de Strasbourg-França. Docentepermanente do doutorado e domestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB.

Referências

Avelino, N. V. F. Leitura literária na educação infantil: narrativas como caminho para a fruição. Campina Grande: UFCG, 2012.

Andreae, L.; Parker, G; Fletcher, C. Girafas não sabem dançar (livro animado), Rio de Janeiro: Companhia das Letrinhas, 2009

Bosi, E. (2003). O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê editorial.

Coelho, N.N. (2010). Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-europeias. São Paulo: Amarilys, 5 ed.

Corciolli. CD Para relaxar: sons da Amazônia, vol. 1, 1999 (ano de produção)

Feijó, A. A. (2002). Quem conta um conto aumenta um ponto? Adaptações e literatura para jovens leitores. São Paulo: Scipione.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas.

Held, J. (1980). O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica. Trad.: Carlos Rizzi, São Paulo: Summus.

Lago, N. (2011). Um olhar pelos recônditos: fatores afetivos e aprendizagens de línguas de estrangeiras. In: Cruz, N.; Pinheiro-Mariz. Ensino de línguas estrangeiras: contribuições teóricas e de pesquisa. Campina Grande: EDUFCG. pp.11-35.

Laurenti, R. B. (2006). Aprendizagem por meio da narrativa. São Paulo: Vetor.

Mantoan, M. T. E. (2015). Inclusão Escolar: o que é? Por quê ? Como fazer? São Paulo: Editora Summus.

Moraes, V. CD A arca de Noé. Poly Gran, 1996 (ano de produção)

Rosa, M. C. A. (2011). Contadores de histórias. In: Literatura, vol. 34. Rio de Janeiro: Escala educacional.

Downloads

Publicado

2020-12-21