A CAATINGA EM UMA NOVA LINGUAGEM: A ETNOBOTÂNICA PARA INCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Rubenice da Costa Correia Araújo Universidade Estadual da Paraíba
  • Humberto Araújo de Almeida Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maiara Bezerra Ramos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Márcia Fernanda Fonseca Universidade Estadual da Paraíba
  • Moacyr Xavier Gomes da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Herbert Costa do Rêgo Universidade Estadual da Paraíba
  • Thays Fernanda Henriques Dantas da Fonseca
  • Sérgio Sérgio de Faria Lopes Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Etnobotânica; material didático; LIBRAS; inclusão

Resumo

Resumo

A ausência de sinais na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) que simbolizem conceitos ou termos científicos é um desafio para o processo de ensino em ambientes educativos heterogêneos. Desta forma, objetivamos desenvolver sinais que codifiquem espécies vegetais da Caatinga e sem registros na LIBRAS. Para isso, o conhecimento etnobotânico de estudantes surdos foi obtido através de entrevistas semiestruturadas a fim de identificar se havia sinais que representassem as plantas da Caatinga. Foram entrevistados estudantes, de uma escola para surdos, que apontaram a ausência de sinais para 40 espécies, utilizadas para diversos fins. Uma comissão foi reunida para criação dos sinais para cada espécie citada, com base em seus atributos morfológicos e fins utilitários. Portanto, a criação dos sinais em LIBRAS tende a viabilizar a aprendizagem e tornar disponível os conhecimentos relacionados as espécies vegetais da Caatinga contribuindo para o processo de ensino de forma inclusiva.

Palavras-chave: Etnobotânica; material didático; LIBRAS; inclusão

Abstract: 

The absence of signs in the Brazilian Sign Language (LIBRAS) that symbolize scientific concepts or terms is a challenge for the teaching process in heterogeneous educational environments. Thus, we aim to develop signals that encode plant species from the Caatinga and without records in LIBRAS. For this, the ethnobotanical knowledge of deaf students was obtained through semi-structured interviews in order to identify if there were signs that represented the plants of the Caatinga. Students from a school for the deaf were interviewed, who pointed out the absence of signs for 40 species, used for various purposes. A commission was assembled to create the signals for each species mentioned, based on their morphological attributes and utilitarian purposes. Therefore, the creation of signs in LIBRAS tends to enable learning and make available knowledge related to the Caatinga plant species, contributing to the teaching process in an inclusive way.

Keyword: Ethnobotany; didactic material; LIBRAS; inclusion

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Publicado

2020-12-21