O DIREITO A EDUCAÇÃO E A PNEE:

ATUALIZAÇÃO OU MUDANÇA NO PARADIGMA DA INCLUSÃO ESCOLAR?

Autores

  • LEIDY JANE CLAUDINO DE LIMA
  • LARISSA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE UFPB
  • ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA
  • CHRISTIANO CORDEIRO SOARES

Palavras-chave:

Pessoa com deficiência; Inclusão escolar; Direito à educação.

Resumo

O artigo trata da temática da inclusão da pessoa com deficiência a partir de reflexões realizadas na perspectiva dos direitos humanos e dos documentos oficiais do Ministério da Educação. O objetivo principal é analisar as mudanças do tema inclusão escolar no governo atual, tendo em vista refletir se o que ocorre é uma atualização do debate a fim de se avançar nos direitos da pessoa com deficiência e ofertar condições pedagógicas que auxiliem seu aprendizado ou se está em curso uma mudança no paradigma de inclusão escolar. Para isso realizamos uma revisão da literatura e uma pesquisa documental nas legislações, nas notícias do portal do Ministério da Educação e no plano de trabalho do Conselho Nacional de Educação. Como resultados, notamos a intenção de alterações nas políticas inclusivas.

Biografia do Autor

LEIDY JANE CLAUDINO DE LIMA

Professora de Atendimento Educacional Especializado na rede pública municipal de Cabedelo, mestra em educação pela UFPB e doutoranda em educação pela UFPB.

ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA

Graduado em Filosofia pela UFRN, mestre em educação pela UFPB, doutorando em educação pela UFPB.

CHRISTIANO CORDEIRO SOARES

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2017). Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (2016) e graduação em Computação pela Universidade Estadual da Paraíba (2011).

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Publicado

2020-09-22