O notório saber de mestras e mestres populares e suas contribuições para uma práxis que inclua saberes populares na educação.

Autores

  • OTÁVIO SANTOS UFPB
  • Larissa Cavalcanti de Albuquerque UFPB
  • ALEXANDRE FERREIRA

Palavras-chave:

Mestre e mestras populares, saberes populares, educação

Resumo

O presente artigo traz reflexões sobre os saberes populares e ancestrais como epistemologias importantes na educação. Nosso tema se refere à educação e os saberes populares. O objeto é o notório saber de mestras e mestres populares. Os conceitos-chave são: notório saber, metres(as) populares, educação. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa, participante e o método é o do caso alargado, como apresentando por Santos (1983). Como considerações finais, destacamos que a cultura popular e o notório saber de mestras e mestres populares pode contribuir para a criação de alternativas que busquem uma justiça social e cognitiva, alternativas que desenvolvam o respeito à diferença.

Biografia do Autor

OTÁVIO SANTOS, UFPB

Graduado em Turismo pela UFMG, mestre em educação pela UFPE e doutorando em educação pela UFPB.

Larissa Cavalcanti de Albuquerque, UFPB

Assistente Social na rede municipal de João Pessoa-PB, mestra em educação pela UFPB e Doutoranda em Educação Pela UFPB.

ALEXANDRE FERREIRA

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013) e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2018).

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Mestres que me Ensinavam. Campinas, 1983

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.

CAPUTO, Stella. Ogan, adósu òjè, ègbónmi e ekedi - O candomblé também está na escola. Mas como? In: CANDAU, Vera Maria; MOREIRA, Antônio Flavio. Multiculturalismo-Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

DEMO. Pedro. Metodologia do Conhecimento Científico. São Paulo: Atlas, 2000.

LAGE, Allene. Educação e movimentos sociais: caminhos para uma pedagogia de luta. Recife, Ed Universitária da UFPE, 2013.

LEMOS, Girlêide Torres. Os saberes dos povos campesinos tratados nas praticas curriculares de escolas localizadas no território rural de Caruaru – PE. UFPE, 2013.

ONOFRE, Eduardo Gomes. Caminhos que podem favorecer a construção de práxis inclusivas. Revista Educação Inclusiva (REIN), 2018.

QUIJANO, A. Colonialidade do Poder, Eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (Org.). A Colonialidade do Saber: eurocentrismo e Ciências Sociais. 3. ed. Buenos Aires: CLACSO, 2005, p. 227-278.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Os Conflitos Urbanos no Recife: O Caso do "Skylab". In: Revista Crítica, nº 11, maio, p. 9-59. Coimbra: CES, 1983.

SILVA, Amós Santos e PAULINO, Orquídea Maria de Souza Guimarães. Educação inclusiva, gestão escolar e projeto político pedagógico interdependências mobilizadas para a promoção da inclusão escolar. Revista Educação Inclusiva (REIN): Caminhos que podem favorecer a construção de práxis inclusivas, 2018.

WALSH, C. Interculturalidad, Plurinacionalidad y Decolonialidad: Las Insurgencias Político-Epistémicas de Refundar el Estado. Tabula Rasa. Bogotá - Colômbia, nº 9: 131-152, julio-diciembre, 2008.

Downloads

Publicado

2020-09-22