A CARTOGRAFIA TÁTIL COMO RECURSO DIDÁTICO INCLUSIVO:

CONSTRUÇÃO DE UM MAPA

Autores

  • Luana Pereira da Cunha UFRN
  • Tatiana de Brito Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lília Letícia Ferreira da Silva
  • Ana Ivanele Marinho

Palavras-chave:

Inclusão, Material didático, Mapa, Cartografia tátil

Resumo

Considerando as dificuldades que envolvem o processo de ensino-aprendizagem para os alunos com cegueira, o presente artigo proporciona uma breve reflexão sobre as necessidades da elaboração de materiais didáticos específicos para atender a esse público no Ensino da Geografia. É abordada a possibilidade de criar mapas táteis, trazendo uma nova perspectiva que considera o lúdico como parte integrante da aprendizagem. Para isso, é relatada a experiência obtida no componente curricular Ensino da Geografia II, integrante da matriz curricular do curso de licenciatura em Pedagogia, de uma Universidade Federal. A experiência vivenciada e relatada neste documento pelas autoras proporcionou a elaboração de um mapa tátil dos climas presentes no Brasil, servindo como proposta de uma prática docente com uso de adaptações; estas podem ser realizadas no cotidiano das atividades escolares, com objetivo de possibilitar a compreensão dos conteúdos abordados de uma forma inclusiva, atendendo às necessidades educacionais específicas de alunos cegos.

Biografia do Autor

Lília Letícia Ferreira da Silva

Possui curso técnico profissionalizante em Aquicultura, pela Escola Agrícola de Jundiaí-EAJ/UFRN (2016) , foi bolsista de iniciação científica no projeto Da Universidade às origens: Aprendendo e desenvolvendo aquicultura (2014-2016), graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é estagiária no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área da educação com ênfase em educação infantil, educação especial em uma perspectiva inclusiva, educação de jovens e adultos e educação da pessoa idosa, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e letramento de pessoas com deficiência intelectual, alfabetização e letramento da pessoa idosa: exercício para a memória, a formação do pedagogo em espaço escolares e não escolares, ensino-aprendizagem e relação teoria e prática.

Referências

ABNT NBR 9050. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. P. 33-44, 2004.

ALMEIDA, Regina de Araújo. A cartografia tátil no ensino de geografia: teoria e prática. in ALMEIDA, Rosângela Doin de. Cartografia escolar. 2 ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014.

BRASIL. LEI N°9394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm

DEL-MASSO, Maria Candida Soares; COTTA, Maria Amélia de Castro; SANTOS, Marisa Aparecida Pereira. Ética em pesquisa científica: conceitos e finalidades; Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/155306/1/unesp-nead_reei1_ei_d04_texto2.pd. Acesso em: 01 jul. 2020.

GLAT, R.A integração social dos portadores de deficiência: uma reflexão. Rio de Janeiro, Sette Letras, 1998.

LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. BATISTA, Cecília Guarneiri. Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escola. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/32431/1/S0101-32622008000200005.pdf>. Acesso em: 11 de nov 2019.

MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. Inclusão escolar: algumas notas introdutórias. IN: MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos et al.Inclusão: compartilhando saberes. Petrópolis: Vozes, 2006.

MARTINS, Lucia de Araujo Ramos. Fundamentos em Educação Inclusiva. Natal: Editora da UFRN, 2011.

MASETTO, Marcos Tarciso (org.). Docência na universidade. São Paulo: Papirus, 1998.

_________. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MEDEIROS, Ronise Venturini; PEREIRA, Josefa Lídia Costa. Cartografia tátil e deficiência visual: um olhar na perspectiva da educação escolar inclusiva. Revista Educação Especial: Santa Maria, v. 32, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/24479/pdf

SANTANA, Iolamárcia Quinto de Souza; NUNES, Isabel Matos. Educação especial e inclusão: As políticas públicas brasileiras de inclusão de pessoas público-alvo da educação especial em salas regulares.C&D-Revista Eletrônica da FAINOR: Vitória da Conquista, v.11, n.3, p.541-560, set./dez. 2018.

SILVA, Luzia Guacira dos Santos. Educação Inclusiva: prática pedagógica para uma escola sem exclusões. 1ª ed. São Paulo: Paulinas, 2014.

SILVA, Thiago. Deficiente visual: Cartografia tátil. 2012. Disponível em: <http://acessibilidadegeografica.blogspot.com/2012/04/cartografia-tatil.html>. Acesso em: 13 de nov 2019.

VENTORINI, Silvia Elena; SILVA, Patrícia Assis da.; ROCHA, Gisa Fernanda Siega. Revista Geographia Meridionalis. Cartografia tátil e a elaboração de material didático para alunos cegos. Pelotas, 2015 v. 01, n. 02 Jul-Dez/2015 p. 268–290.

Vygotsky, L.S. (1997). Fundamentos da Defectologia. Obras Escogidas. Volume V (2ª ed.). Havana: Editorial Pueblo y Educación.

ZUCHERATO, Bruno; JULIASZ, Paula Cristiane Strina; FREITAS, MIC. Cartografia tátil: mapas e gráficos táteis em aulas inclusivas. Acervo Digital da Universidade Estadual Paulista, v. 9, p. D22, 2012.

Downloads

Publicado

2020-09-22