Sobre a Revista

ISSN: 2675-5696

Prefixo DOI: 10.48098

PERIODICIDADE

A revista LibertAção é  publicada em fluxo contínuo, com periodicidade semestral, a partir de suas linhas de pesquisa.

FOCO E ESCOPO

A Revista LibertAção é uma publicação eletrônica do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia (NEPEFIL), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e vinculado a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A Revista tem como objetivo publicar textos na forma de artigos, resenhas, notas, traduções e  entrevistas, dossiês, entre outros, de professores/as e pesquisadores/as de instituições de ensino e pesquisa de prestigio Regional, Nacional e Internacional, preferencialmente na área da Filosofia, Educação e suas Interfaces, desde que existam convergência com uma análise na perspectiva das linhas de pesquisa do NEPEFIL. Ou seja: Ensino de Filosofia, Marxismo e Educação, Políticas Educacionais Contemporâneas, Filosofias Africanas, Descolonização Curricular/Decolonialidades, Filosofia brasileira/Latino-Americanas e Filósofas Contemporâneas. São aceitos artigos com até três autore/as, cuja titulação mínima deve ser o mestrado, em pelo menos dois/duas dos/das autore/as. A revista não cobra nenhum tipo de taxa para a publicação dos textos.

 

A Revista utiliza aplicativo anti-plágio para identificar a autenticidade e originalidade dos textos submetidos, garantindo que não tenham sido publicados em outros locais, mesmo que em partes. A Revista conta com sistema de acesso livre, e sem qualquer tipo de cobrança para acesso aos textos. 

Podem submeter textos desde mestras/es até pós-doutores/as, sendo todos os textos avaliados pela sua qualidade. Graduandos/as podem submeter textos em co-autoria com mestres/as e doutores/as. Utilizamos a avaliação "duplo cega" dos textos encaminhados, ou seja, os textos são remetidos aos avaliadores sem quaisquer marcas que identifiquem a autoria dos mesmos; da mesma forma, as avaliações são encaminhadas aos autores/as sem o nome dos/as avaliadores/as. A avaliação de um texto pode variar de 3 a 6 meses, dependendo da disponibilidade de pareceristas para aquela área temática (algumas áreas são mais difíceis de encontrar pareceristas). 

Contamos com o modelo de publicação em fluxo contínuo, ou seja, uma vez aprovado o texto para publicação ele será disponibilizado em até 30 dias em nosso site, não sendo necessário que o/a autor/a aguarde o fechamento de uma edição para ter seu texto publicado. Nossa periodicidade de edições é semestral, sendo publicadas duas edições por ano.

Ficha Técnica:

  • Revista LibertAção – UEPB
  • ISSN: 2675-5696
  • Editor: Valmir Pereira
  • Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia (NEPEFIL)
  • Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Campus I – Campina Grande – PB – Brasil
  • Contato: revlibertacao@gmail.com

Política de Acesso Livre

Este periódico disponibiliza acesso livre “open access” a todo o seu conteúdo, podendo os artigos serem lidos, descarregados, copiados, distribuídos, impressos e/ou pesquisados.